Não há nada tão frustrante quanto limpar e organizar seu armário e closet apenas para vê-lo ficar lentamente em um estado de desordem de novo.
Manter um novo sistema organizacional para seu armário e closet, no entanto, pode se tornar difícil com o tempo, à medida que a novidade dele se desgasta e a empolgação inicial desaparece, fazendo com que você volte aos velhos hábitos que o levaram a reformular essa área.
Para ajudá-lo a quebrar o ciclo, consultamos uma especialista em organização que compartilhou seus melhores conselhos sobre como manter seu armário e closet arrumado para sempre.
1. Mude sua perspectiva e seja consistente.
Recentemente, você fez uma grande mudança em seu armário e closet e quer encontrar uma maneira de aderir ao novo sistema? A especialista em organização Jeni Aron diz que tudo se resume à consistência. “Devolva os itens para seus devidos lugares diariamente, para que você não fique com uma pilha enorme de dever de casa nos fins de semana”, diz ela. “Apenas alguns minutos todos os dias manterão sua casa arrumada, se você configurou seus sistemas da maneira certa para você.” Embora isso possa parecer simples, é fácil adiar essas tarefas diárias quando as agendas lotadas viram prioridade. Para contornar isso, trate essas tarefas como itens obrigatórios inegociáveis - você não deixaria o lixo apodrecendo e também não deveria deixar uma pilha de roupas na cadeira do quarto.
Veja também:
- Você sabe como usar armários aéreos na decoração? Veja dicas de experts!
- Dicas para organizar armários e closets de causar inveja até em Marie Kondo
- Casa segura para crianças: aprenda a organizar sua casa com dicas de uma mãe especialista
2. Resolva quaisquer problemas de compromisso.
É comum escorregar alguns dias ou semanas em uma nova configuração de organização. Para voltar aos trilhos, Aron diz que você deve primeiro se perguntar por que está tendo dificuldades. “Os sistemas não estão em sintonia com a sua vida?” ela pergunta. “Talvez você precise pendurar seus jeans em vez de dobrá-los em uma prateleira.” Você não está seguindo porque está cansado? Se for esse o caso, talvez você precise repensar sua programação (eliminar a desordem pela manhã, por exemplo – não à noite). “Se o sistema de organização que você configurou foi projetado com o seu comportamento em mente, um simples ajuste deve resolver o problema”, afirma ela, acrescentando que é por isso que ela acha tão importante trabalhar com um profissional treinado sempre que você começa um nova rotina organizacional; eles sabem quais perguntas relacionadas ao estilo de vida devem fazer. “Um organizador profissional também pode dar exemplos úteis do que funcionou para outros clientes e quais produtos podem ser úteis na sua situação (se algum for necessário)”, acrescenta ela.
3. Reveja regularmente sua coleção de roupas.
Se o seu problema não é seguir o sistema de organização, mas sobrecarregá-lo, pode ser hora de implementar um corte para o número de peças de roupa que você tem. “Sempre que você compra roupas novas, deve analisar rapidamente os itens que já possui para ver o que pode ser doado, vendido ou jogado fora”, diz Aron. “Se uma gaveta está ficando muito cheia, algo precisa sair.” Use as sessões de troca de roupas como uma oportunidade para revisar seus itens antes de embalá-los. Ficar por dentro do que entra e do que sai evita que seu armário fique sobrecarregado com a desordem.
Veja também:
- Inspire-se nessas 12 fotos em que a organização está digna de um prêmio Marie Kondo
- 5 dicas inteligentes de especialista para manter uma casa com crianças organizada
- 5 truques simples para manter as roupas de cama organizadas
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br